01 outubro 2015

{Resenha} Depois do que aconteceu - Juliana Parrini

juliana parrini
Nome do livro: Depois do que aconteceu
Autor(a): Juliana Parrini
Editora: Suma de Letras
Nº de Pág: 344
Classificação: 
Sinopse: Isabel passou o último ano fugindo. Depois do que aconteceu, a jovem não acredita que conseguirá ser feliz novamente. O que ela não esperava era que o destino colocaria Daniel Clark em seu caminho. A atração entre os dois é imediata e irreversível: ao voltar para casa, a carioca Isabel não será capaz de esquecer os encantadores olhos azuis daquele cara que conheceu por acaso em plena avenida Paulista.
A partir desse dia, a tristeza de Isabel perde espaço para uma paixão que mudará a sua vida. Ficar presa ao passado vale mesmo a pena? Ou é preciso seguir em frente e dar uma segunda chance ao amor?

Isabel é uma linda moça de 27 que se fechou para o mundo e se entregou à depressão após ter sido abandonada, há um ano, pelo noivo Alex, com quem mantinha um relacionamento de 13 anos.

A narrativa é contada à partir do ponto de vista de Bel, contudo, intercalando os acontecimentos do presente e passado, sendo que ao mesmo tempo que vamos conhecendo um pouco da sua vida com Alex, vamos sabendo como isso afeta sua vida no presente.

Bel se entregou completamente à depressão, saindo de casa apenas e tão somente quando realmente fosse necessário, por conta de seu trabalho como fotógrafa. Sem Alex, tudo perdeu o sentido. Seu pai e suas amigas gêmeas Luana e Lucia fazem de tudo para que a moça siga em frente, encontre outra pessoa. Bel até conhece Jonathan, um bom e belo moço com o qual toda garota sonha, mas que não consegue fazê-la sentir o suficiente para levar um relacionamento adiante.

Ao ver que seu pai e seus amigos também estavam sofrendo com o estado em que ela se colocou, a moça decide dar uma virada em sua vida, seguir em frente, sem Alex. Ela vai para São Paulo com o Pai, muda radicalmente o visual e ao parar repentinamente para tirar uma foto, tromba com um belíssimo dono de um par de olhos azuis penetrantes em plena Av. Paulista. Sua câmera quebra, ela ganha alguns arranhões e o moço se sente na obrigação de levá-la dalí para que ela lave as mãos e tome um café com ele.

Daniel, a convida para jantar com o intuito de dar-lhe uma câmera nova, hesitante Bel se lembra de seu novo mantra (Sem passos de caranguejo) e aceita, afinal que mal haveria em um jantar? Mas é a partir de um beijo que um não sairá mais do pensamento do outro. Isabel se sentia viva novamente, ainda que tivesse que voltar para o Rio de Janeiro e ele morasse em São Paulo.

Bel volta para o Rio de Janeiro e passados alguns dias ela não recebe nenhum telefonema, nenhuma mensagem de Daniel. É quando ele aparece na porta de seu estúdio dizendo ter vindo por não aguentar mais de saudades. Eles ficam juntos, Bel acredita que pode estar se apaixonando novamente até descobrir quem o moço é na verdade. Como se não bastasse, vamos descobrir que o passado não está tão distante como ela pensava.

Juliana Parrini é uma excelente e agradável surpresa para mim, esse ano. Me apaixonei por sua escrita desde o primeiro capítulo com uma narrativa suave, um clímax crescente e um desfecho de tirar o fôlego.

A Ju conseguiu dar um nó em minha cabeça, me vi criando diversas teorias, algumas nas quais eu estava certa e outras em que estava redondamente enganada, me vi surpresa, extasiada com o rumo que ela deu ao casal.

Confesso que tive sentimentos conflitantes em relação ao Alex e ao Daniel, rs ambos me levaram do amor ao ódio em alguns poucos capítulos rsrsrsrs. Em muitos momentos me peguei pensando que a relação com Daniel não era saudável e não poderia acabar bem, mas quem manda no coração????

A troca de capítulo foi genial, as histórias foram pausadas sempre em momentos frenéticos o que fez com que as páginas fossem viradas compulsivamente, sem perceber. Passado e presente foram se entrelaçando de maneira inteligente, sagaz e genial. Estou completamente apaixonada pela mente criativa da autora.

Os personagens são cativantes, possuem características e personalidades fortes, dando um senso de realidade a cada um deles. A história não é clichê e para mim, um marco na literatura nacional.

O trabalho gráfico da Editora Suma de Letras está impecável, a capa é maravilhosa, a revisão está excelente e a fonte de um tamanho agradável. O melhor de tudo? a continuação chega este mês!!!! Parabéns Juliana e Parabéns Editora, pela contratação de um sucesso.

3 comentários:

  1. Confesso que a trama não me interessou em nada, não gosto desse tipo de personagem que depende de um amor e um relacionamento para viver, acho bem cansativo, mas gostei muito da sua resenha!

    Hey! Da uma passadinha lá no Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
  2. Oi Chrys, é tão bom quando este encantamento acontece! Estou bem interessada neste livro, tenho lido boas resenhas a respeito dele.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Chrys que máximo saber que esse livro é tão bom quanto a capa nos faz acreditar (linda!!!) fiquei curiosa desde que vi pela primeira vez. Ele já está nos meus planos de leitura, mas ainda não sei se conseguirei ler ainda esse ano, minha pilha de não lidos está preocupante =) mas enfim fico feliz ao perceber o quanto nossos autores nacionais se superam a cada dia (em breve terei uma estante só deles!!!).
    Beijos e parabéns pela leitura!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!