15 maio 2015

{Resenha} Mentirosos - E. Lockhart

E. Lockhart
Nome do livro: Mentirosos
Autor(a): E. Lockhart
Editora: Seguinte
Nº de Pág: 272
Classificação:

Sinopse: Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano eles passam as férias de verão numa ilha particular. Cadence — neta primogênita e principal herdeira —, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Cadence admira Gat por suas convicções políticas e, conforme os anos passam, a amizade com aquele garoto intenso evolui para algo mais.
Mas tudo desmorona durante o verão de seus quinze anos, quando Cadence sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.

Sabe aquele livro surpreendente, mesmo que não seja o melhor livro que já leu na vida? Pois Mentirosos é um livro deste tipo! De forma despretensiosa ele te prende com um mistério: como foi o acidente de Cadence no Verão de seus 15 anos? Porque todos agem de forma estranha com ela nos dois anos seguintes? Porque ela tem tantas sequelas se os médicos não conseguem comprovar nenhum diagnóstico?

Com uma narrativa vívida das férias de verão de quatro adolescentes e sua família rica e tradicional, o livro torna o leitor um espectador dos bastidores da família Sinclair, onde todos são lindos, loiros, perfeitos e inteligentes mas ambiciosos e mesquinhos. Ai no final a autora vem com revelações bombásticas e vira tudo do avesso, tira a sua paz e transforma aquela leitura tranquila em pura emoção!

Dramático né! Mas foi exatamente assim que aconteceu comigo, estava achando que era uma leitura super leve e rápida, já tinha até um palpite sobre o acidente, mas o final realmente me surpreendeu e deu à história toda um novo contexto.

Infelizmente não dá para entrar muito em detalhes para não estragar a surpresa de quem pretende ler, mas como a sinopse já diz a personagem principal é Cadence e o livro é narrado do seu ponto de vista. Ela é a neta mais velha dos Sinclair, família riquíssima que todos os anos passa o verão junto em sua ilha particular. Lá Cadence, seus primos Johnny e Mirren e seu amigo Gat formam uma turma inseparável apelidada de "Os Mentirosos" e passam verões maravilhosos totalmente desconectados do restante do mundo.

Até que no verão de seus 15 anos Cadence sofre um misterioso acidente que põe fim àquele verão. A partir daí, ela passa a sofrer de terríveis enxaquecas, perde muitas aulas na escola, pinta seu cabelo de preto, passa a doar todas as suas coisas, perde totalmente o contato com "Os Mentirosos" e principalmente esquece grande parte do que aconteceu naquele verão. Até que no verão dos seus 17 anos ela volta à ilha para reencontrar a família e começar a reconstruir os fatos ocorridos no verão dos 15, a fim de entender o que aconteceu com ela e tentar retomar a sua vida.

Só que a explicação para o "acidente" de Cadence e para a forma como sua família se comporta é muito mais chocante do que ela poderia imaginar. Chega não conto mais nada!

Não é o tipo de livro que te faz refletir sobre a vida, ou tirar alguma lição, mas é uma leitura gostosa, tem um mistério a ser solucionado (o que sempre me prende), não é nada cansativo e definitivamente tem um final surpreendente e emocionante. Vale a pena ler!

Um comentário:

  1. Tô simplesmente LOUCA por esse livro. De certeza será minha próxima solicitação da Cia das Letras. Heheheh Pulei umas partes da resenha porque evito ler muita coisa sobre livros que estou ansiosa para ler. hahaha

    Beijão,

    Sa - Romances e Leituras

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!