02 fevereiro 2015

{Filmes} Para Sempre Alice - Adaptação Literária

"Para sempre Alice" é minha indicação de livro adaptado ao cinema da semana. Fiquei sabendo que já tinha se tornado filme através de uma super amiga, a Manuela Hitz, que, assim como eu, adora livros com dramas pessoais, principalmente quando a história envolve mulheres fortes, mães.


O filme é estrelado por Julianne Moore e Alec Baldwin e é a adaptação do livro com mesmo nome, escrito por Lisa Genova.


Lisa é PHD em Neuriciência por Harvard e se descobriu uma excepcional autora de ficção. Lisa já escreveu sobre uma mulher que precisa enfrentar uma lesão cerebral, sobre uma mãe com filho autista e agora, uma mulher de meia idade com um tipo raro de Alzheimer.

Nesta trama em particular, ela apresenta a doença pela perspectiva da própria doente, como foi percebida e diagnosticada a doença e a dor ao saber que poderia ter transmitido aos filhos. "Para sempre Alice" é, com certeza, leitura e filme obrigatórios para quem convive com a doença, ainda que seja por quem cuida, ou mesmo que tenha mínimo ou nenhum contato com essa doença, pois, são capazes de mudar nossa maneira de ver a enfermidade e o doente!

Além disso, nos apresenta o papel fundamental da família nesse doloroso processo!

Foi bastante dolorido ver esse filme que foi absurdamente bem interpretado pela Julianne, tendo em vista que Alice foi diagnosticada com Alzheimer aos 50 anos. Esquecer-se gradativa e rapidamente das coisas e pessoas, sendo uma pessoa intelectualizada é ainda mais aterrorizante e sofrido.

Julianne conseguiu nos levar para a doença, nos fez sentir doentes e com medo, confesso que quando terminei de ver o filme, me peguei agendando uma consulta com o Neurologista! O Alzheimer se tornou tangível, consegui me colocar em seu lugar, e definitivamente fiquei desesperada.

Ai céus, eu super recomendo e definitivamente preciso ler as palavras da Lisa, que muito embora tenha uma narrativa mais lenta e gradual, te envolve completamente no dia a dia de suas personagens e extamente por isso te transporta para dentro do livro, para suas vidas e seus problemas!

Lisa é genial!



Termino essa postagem com uma pergunta: Quem somos nós senão memórias?

2 comentários:

  1. nossa, arrepiei só de dar uma conferida em sua opinião!
    agora vou querer ler este livro!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adoro esta atriz e com certeza vou procurar o filme, ainda mais com um enredo deste.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!