14 outubro 2013

[ABANDONADO] Na Companhia das Estrelas - Peter Heller


Título: Na Companhia das Estrelas
Autor(a): Peter Heller 
Editora: Novo Conceito 
Número de páginas: 406 
Sinopse: Em um mundo devastado pela doença, Hig conseguiu escapar à gripe que matou todo mundo que ele conhecia. Sua esposa e seus amigos estão mortos, e ele sobrevive no hangar de um pequeno aeroporto abandonado com seu cachorro, Jasper, e um único vizinho, que odeia a humanidade, ou o que restou dela. Mas Hig não perde as esperanças. Enquanto sobrevoa a cidade em um avião dos anos 1950, ele sonha com a vida que poderia ter vivido não fosse pela fatalidade que dizimou todos que amava. Hig é um guerreiro sonhador. E tem uma imensa vontade de gente, apesar da desilusão que se abateu sobre ele. Por isso é capaz de arriscar todo seu futuro quando, um dia, o rádio de seu avião capta uma mensagem… Voe com Hig e Jasper e se encante ao descobrir que um mundo melhor pode estar em cada um de nós.
Minha primeira resenha de um livro "abandonado", Na Companhia das Estrelas é acima de tudo um livro poético, e talvez por isso eu não consegui ter a sensibilidade necessária para concluir a leitura.
Eu achei extremamente chato, os diálogos são complicados, não tem pontos, aspas, travessões. Quando temos dois personagens conversando então, pronto confusão na certa, varias vezes precisei voltar e ler de novo para entender o que estava se passando. Eu ainda não entendi os motivos do autor ter feito isso e nunca tinha lido nada igual. 

A narrativa é triste, melancólica, em muitos, para não falar em todos momentos o que temos são apenas os sentimentos de Hig, e tudo passa muito lento e monótono, também pudera ele está vivendo em um mundo pós apocalíptico, e o livro é de Hig para Hig, até as páginas que li (pág 217), ele ainda estava em busca dele mesmo. E acho que essa calma, tranquilidade em que as coisas transcorriam era exatamente o que o autor quis passar, mas para essa leitora aqui não funcionou.

A todo momento eu tinha um vislumbre do filme "Eu sou a Lenda", até o cachorro que se tornou o fiel escudeiro do filme, era igual no Livro. E apesar de tudo não senti simpatia por nenhum dos personagens, a leitura me soou até um pouco superficial. Eu larguei, voltei, larguei e voltei, e depois de muito debater com a Chrys, eu larguei, afinal, a leitura tem que nos trazer prazer né.

Achei mal construída, a história da devastação muito mal aproveitada, a tristeza sem fim do cara, de uma melancolia, senti falta de muitas coisas, principalmente de uma revisão um pouco mais bem feita, alguns diálogos simplesmente morrem no meio.... e é isso.

Eu acho que quem amar, vai amar, e quem não gostar, não vai gostar e ponto. Não consigo achar um meio termo pra uma leitura assim, talvez, e bem lá no fundo, eu não estava com a sensibilidade certa pra ter pego esse livro. Mas eu acho que de verdade, o que me atrapalhou muito além da narrativa cansativa foi a falta de pontuação.

Uma pena, a capa é linda, a premissa da história empolga, mas o conteúdo geral me decepcionou.

Ainda darei uma outra oportunidade para Peter Heller, mas esse livro, deixei passar, e no fim sem dor no coração, uma história que poderia ter sido contada em 1oo páginas.

Leia apenas se for por sua conta e risco, ou melhor, leiam para ter a própria conclusão e depois compartilhem comigo por favor!!


Um beijo

34 comentários:

  1. Uma pena você não ter curtido a narrativa do livro... Comprei ele há poucos dias, e estou ansioso para ler. Espero que minha opinião seja muito diferente da sua.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinícius, e de coração também espero que sua opinião seja diferente da minha, talvez é a tal da sensibilidade rs !!

      Bj

      Sara

      Excluir
  2. Nossa, o livro parece lindo mesmo! Gostei demais da resenha e realmente a capa é linda.

    Bjs, Isabela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Isabela ,

      Me pergunto se você leu realmente a resenha com o carinho necessário.

      Eu não gostei do livro, ele não parece lindo, ele é travado e chato.

      Um Beijo Grande

      Sara

      Excluir
  3. Sara, quando eu li a sinopse do livro ainda lá no meu email (sim eu leio) eu logo pensei que se tratava do filme 'Eu sou a lenda', personagens e situações muito parecidas. :)
    Não sei se eu conseguiria terminar esse livro, mas confesso que fiquei com uma vontade de ler ele, mas acho que é pq gosto dessa melancolia rs

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayara,

      Que bom que ainda assim , você tenha interesse de ler o livro, e como eu disse ele é bem indicado para quem gosta dessa vertente.
      Eu já sou chegada em uma ação sabe rs rs rs

      Bjs

      Sara

      Excluir
  4. Nossa Sara, por incrível que pareça, adorei a sua resenha por diversos motivos. Primeiro, nunca imaginei que desse para fazer a resenha de um livro abandonado, achei de uma ousadia maravilhosa, porque tem que ter muita coragem para dar a cara ao tapa como você fez e te admiro por isso. Segundo, concordo com vocês, a leitura tem que sim ser prazerosa, e não tem como curtirmos um livro lendo ele por obrigação. Nessas horas temos que aprender a abrir mão das coisas e deixá-las inacabadas quando é preciso. Confesso que tenho muitaaaa dificuldade de fazer isso e geralmente me martirizo lendo um livro que detesto até o fim, sempre na esperança de que vai melhorar, ou para ter aquela sensação de que consegui vencer o desafio, mas sinceramente, não acho saudável fazer isso não. Beijão e parabéns pela sua sinceridade. Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah como eu adoro comentários assim !!!!

      Mi , eu relutei muito pra abandonar esse livro, e até "briguei" com a Chrys, porque ela dizia larga, e eu - Não vou tentar mais um pouco. Mas realmente não deu .
      Na verdade a ousadia ( e imparcialidade) surgiu da Chrys em defender uma resenha de um livro que não é bom ( Ao menos para mim) Eu vejo e acredito que você também, muitos blogs com medo de uma resenha negativa.
      Eu agradeço muito a parceria da Chrys , porque ela me deixa ser sincera rs .

      Eu tinha encarado esse livro como um desafio, mas dessa vez eu perdi, quem sabe daqui alguns anos, com um outro amadurecimento eu possa vence-lo.

      Um grande Beijo !!!

      Sara

      Excluir
    2. Vocês são lindas de morrer!
      Aqui é um espaço para a verdade, eu acredito justamente que não existe um mesmo livro pra todo mundo, simples assim...
      Muitos pontos me levaram a PEDIR pra Sara fazer essa resenha, vejam:
      - Os leitores precisam saber que somos honestas, antes de tudo, conosco! Se não gostamos, não gostamos e temos esse direito!
      - Os pontos negativos e as razões de não ter gostado precisam ficar claras, pois alguém, em algum lugar pode gostar exatamente daquilo, e até isso pode fazer alguém ler o livro.
      - A leitura tem que ser prazerosa e se o abandono não se tornar um vício, permanece saudável e é válido. É horrível quando uma leitura não flui, isso nos leva pra baixo, nos impede de ler outras coisas que julgarmos mais interessantes e às vezes nos causa bloqueios.

      Eu penso que é isso que faz um blog ser de confiança, ter credibilidade... posso estar errada, mas prefiro seguir assim...

      Beijosssss

      Excluir
    3. Meninas, concordo plenamente com vocês e essa é a mesma política que tento promover no meu blog. É óbvio que é muito chato quando fazemos uma resenha negativa. Nenhuma blogueira gosta de fazer. Eu particularmente fico triste porque detesto quando não gosto de um livro, mas isso acontece, paciência. Sempre sou sincera nas minhas resenhas e pontuo o que não gostei para deixar claro que é a minha opinião, assim como a Sara fez. Ninguém precisa concordar, mas acho de suma importância termos o direito e o espaço de dizer o que sentimos. Parabéns novamente para as duas, porque isso só prova o trabalho de qualidade que vocês sempre fazem e o quanto podemos confiar na opinião de vocês, porque não é porque ganhamos livros de parcerias que somos obrigados a gostar de todos, certo! Quem dera se fosse assim em toda blogosfera. Mil beijos, Mi

      www.recantodami.com

      Excluir
  5. Confesso que fiquei bem surpreso.
    Já li esse livro e por mais que a narrativa realmente seja melancólica, lenta, achei uma história fantástica.
    Bom, pra mais informações sobre meu parecer dá uma lida na minha resenha se tiver disponibilidade: http://www.brihodasestrelas.com.br/2013/07/na-companhia-das-estrelas.html

    Mas isso é normal, tem livros muito amados como o A Menina Que Roubava Livros que eu por exemplo não suportei ler e achei chato ao extremo. Opinião é uma coisa engraçada.

    Parabéns pelo blog, até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gláucio, vou ler sua resenha e comentar.

      Mas os livros são assim mesmo né? Eu por exemplo não li O pequeno príncipe, não tenho vontade de ler, leio algumas frases perdidas aqui e ali ( e sim acho bonito). Mas é gosto .

      Eu achei a história batida, temos Eu sou a Lenda para comprovar, eu li diversos livros sobre devastação , e esse foi o mais "raso".

      Eu também detestei A Menina Que Roubava livros!! E por ai vai .

      Obrigado pela sua opinião , e estou indo la te visitar

      Bjs

      Sara

      Excluir
  6. Oi, Sara-flor! <333
    Como você está?
    Assim que vi que tinha abandonado essa leitura, precisei conferir sua opinião, porque este era um livro que muito desejava e tive o prazer de ganhá-lo. Está aqui para uma leitura próxima, mas confesso que agora já não sei quão envolvida estarei ao lê-lo (rs).
    É chato quando lemos algo que não encanta e até irrita... Principalmente quando sabemos que a intenção do autor era justamente o contrário disso.
    Eu espero gostar do livro ao menos um pouco ou o suficiente para lê-lo até o final (rs). Aliás, adorei conhecer sua opinião embora não tenha chegado às últimas páginas.
    "Eu Sou a Lenda" é o tipo de história que me prende... Gosto de contextos melancólicos com rompantes de ação. Portanto, acho que Na Companhia das Estrelas pode ainda me "fisgar", veremos! (rs).
    Gostei muito da sua crítica, flor. Sua sinceridade é sempre admirável para mim.
    Beijo carinhoso!!!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran !!!! Vc sumiu !!!!!!!

      Fran, eu acho que você deve ler sim , espero que minha opinião pessoal não influencie.
      Eu acho que temos que saber o gosto que as coisas tem ( mesmo não querendo experimentar chuchu rs) .

      Talvez o que não funcionou bem para mim , vai funcionar perfeitamente pra ti , tirando os erros grosseiros no diálogo claro , isso para qualquer pessoa que lê muito vai incomodar.

      Eu sou a Lenda também é o tipo de história que eu gosto MUITO , pena a temática ter sido mal abordada nesse livro.

      Acredito que a parte melancólica é fator persistente e presente nessa história, porém falta ação.

      Espero que você goste, e compartilhe comigo sua opinião .

      Volte mais vezes!!!

      Bjs

      Sara

      Excluir
  7. E super chato quando não conseguimos terminar um livro, mas se a narrativa era mesmo monótona ,chegando a ser chata, não tem mesmo como dar continuidade à leitura já que não existe possibilidade de envolvimento com a trama do livro. Eu sinceramente gostei da capa e a sinopse, até desperta um pouco a curiosidade, mas agora eu vou pensar duas vezes antes de me aventurar na leitura desse livro.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Uma pena que você não gostou. Eu tenho o livro, mas ainda não o li.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Oi Sara..adorei ver uma resenha de um livro abandonado..muito legal isso, assim vemos sua opinião não só de bons e ótimos livros neh?
    Essa sinopse tbm me lembrou muito 'Eu sou a lenda', mas mesmo assim tinha incluído ele na minha lista..e só pq eu amei a capa..hehehe..mas essa é a primeira resenha que leio dele e já é logo uma de abandono..hahaha.
    Essa falta de pontuação em livros pra mim é novidade..acho que nunca li nada desse jeito..rsrs..mas mesmo assim ainda pretendo dar uma chance ao livro, vamos ver se minha opinião será diferente da sua neh..rsrs.

    Agoraaa..como assim você detesta A Menina que Roubava Livros??? :O

    Adorei mesmo a novidade da resenha de um livro abandonado *--* Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Sara!! Tudo bem??
    Sempre dificil abandonar uma leitura, mas as vezes tem livros que não nos prendem, e acabamos "arrastando" a leitura, e isso se torna massante e acaba sendo melhor abandoná-lo . Em relação ao livro, sempre " namorei" demais este livro para compra-lo, e um dia ele estava em promoção e iria compra-lo , foi quando resolvi ler algumas resenhas sobre ele, e acabei desistindo da compra, por a maioria delas ser negativa, e elas também se destacavam pelos pontos ao qual você destacou: historia lenta e em relação aos diálogos. Quero poder ler ainda, mas somente se o livro estiver em promoção. Bjuss

    ResponderExcluir
  11. Olá! Nem mesmo a sinopse me empolgou pra ler esse livro, ele simplesmente não me chama a atenção. É muito ruim mesmo prosseguir numa leitura desgostosa e confusa. Bjs...
    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karolina a sinopse até me empolgou , mas o conteúdo deixa um pouco a desejar.

      Bjs

      Sara

      Excluir
  12. Sara, tudo bem?
    Eu sou louca para ler esse livro, mesmo com as suas críticas minha vontade só aumentou, pois um livro que causa tantas sensações deve ter algo que cative, pelo menos algo!
    Gostei no final, pois vc não desanima a gente a ler, ao contrário anima mais pra que tenhamos uma conversa
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Puxa, Sara, frustrante quando o livro não consegue ser mais pra gente, né? Eu largo sem dó, vou lá perder meu tempo, que já é curto pra ler?
    O ROdolfo fez uma resenha interessante sobre este livro, vc viu? Se puder dê uma olhada, posso te passar o link depois.
    Achei o tema profundo, embora seja de leitura difícil. Acho que esse livro é daqueles que são mesmo pra exigir do leitor, pra ver com outros olhos e entendimento. Imagino que pra mim tb não vá rolar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu

      Eu li a resenha do Rodolfo sim , até comentei , fiquei de avisar ele quando eu escrevesse sobre ele e acabei esquecendo , alias não tenho o link do blog dele porque falei la nas traças.

      Uma pena mesmo ele não ter funcionado bem pra mim.....

      Bj

      Sara

      Excluir
  14. Livro extremamente complicado é ruim mesmo, nossa. Só de olhar a capa eu fico com preguiça sério. Ele parece ser muito complexo, só de ler a sinopse isso fica na cara. Por isso que nem me arrisco a ler livros desse tipo, sei que comigo não funciona e a leitura não vai pra frente!

    ResponderExcluir
  15. Pooxa Sara, uma pena quando acontece isso. Eu odeio deixar um livro pela metade, mas as vezes não dá mesmo, sei como é. Ainda não li esse livro, mas quero tentar pelo menos para tirar minhas conclusões também.

    ResponderExcluir
  16. Ai Sara que pena que você não curtiu, achei que esse fosse um livro pra se dar 5 estrelas. É triste ter que abandonar um livro mas ficar se martirizando pra lê-lo é complicado, só te faz detestar ainda mais a leitura e atrasa o ritmo de leituras. Eu reluto muito em abandonar um livro, me forço a terminá-lo mesmo que seja agoniante, mas tem vezes que não dá. Por sorte não abandono muitos livros. 406 páginas de pura chatice? Minha nossa, isso é um sacrifício. Mas muito obrigada por dividir sua opinião sincera conosco.

    Beijos, Greice.
    diariodaalvorada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Como eu também não gosto muito de livros calmos meio arrastado, eu não fiquei com vontade nem de tentar ler. Comigo aconteceu o mesmo que você, a capa achei maravilhosa e a sinopse empolgante! Só acho que também vou me decepcionar se pegar o livro para ler, acho que temos gostos meio parecidos.

    ResponderExcluir
  18. Sara, essa já não é a primeira resenha desse livro que é negativa, eu estava até empolgada pra le-lo, porque tinha lido uma resenha legal, até positiva sabe, mas dai eu desanimei. Eu vi o filme Eu sou a Lenda e gostei tanto, mas acho que pra um livro esse tipo de história não funciona, ou talvez o autor não soube realmente contruir um bom enredo. É bem ruim quando temos que desistir de uma leitura, mas é como voce disse, leitura é prazer, não convém levar uma leitura adiante se ela não cativou, isso só nos deixa mais chateados! Bjão! :)

    ResponderExcluir
  19. Eu costumo gostar desse tipo livro porque sou poetiza e adoro livros com a escrita mais filosófica e reflexiva. Mas eu não curti a sinopse, não foi atrativa e a escrita pareceu ser maçante. De qualquer maneira, só lendo para ter certeza.
    Não te julgo por ter abandonado a leitura, não vale a pena investir em algo que tá chato e deveria ser prazeroso. Infelizmente, alguns livros não são feitos para todo mundo.

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Eu tinha esperanças que o livro fosse bom, tinha tudo para ser. Que bom que você deu mais detalhes como ele não tem pontuação e é mais poético, eu não tenho a sensibilidade para ler livros assim, me contaram que Saramago (acho que é esse) também é deste jeito, complica né.

    bjs

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho o livro mas ainda não o li =/
    Apesar de ter abandonado ele, eu gosto da temática e me interessei pela sinopse.
    Lerei =)

    ResponderExcluir
  22. Sempre é triste abandonar um livro, não concluir, mas não podemos nos obrigar a continuar com algo que não está fluindo. Esse livro não parece mesmo com o seu estilo, percebo que você gosta de Suspense, Romance Policial...

    Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. eu li o livro terminei e gostei eu nao considerei ele tao poetico assim tem umas 9 paginas que deveriam ser excluidas quem leu o livro inteiro ja sabe ou pelo menos 2/3 dele sabe eu li ate a pagina 50 e reiniciei a leitura para ententer melhor no final ele deixa quase uma lacuna para os leitures e como se falase mande para o meu email a sua continuacao eu gostei disso por estimula novos escritures

    ResponderExcluir
  24. eu li terminei e gostei eu nao o considerei tao poetico assim gostei por mas que tem umas 9 paginas que nunca deveriam ter existido pelo menos boa parte delas no final ele quase deixou uma lacuna para os leitores tipo termine sua historia e mande para meu email gostei disso estimula novos leitores

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!