30 setembro 2013

[RESENHA] Tipo Destino - Susane Colasanti

Esta resenha não precisa ser comentada por quem estiver participando do Top Comentarista de Setembro.

Título: Tipo Destino

Autor(a): Susane Colasanti 
Editora: Novo Conceito
Págs: 288
Sinopse: Lani e Erin são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia (e outras artes adivinhatórias também) e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Suas preferências — incluindo pizzas e meninos — são bastante diferentes, ou eram, até que Erin começou a namorar Jason… Assim que Lani conheceu o namorado de Erin, sentiu uma enorme conexão com ele. Uma sensação de que já se conheciam a vida toda. E, apesar de acreditar que ele sentia o mesmo, ela sempre soube que Jason estava fora de cogitação, afinal, ele era quem ele era! Ela decidiu ignorar seus sentimentos. Não importava o quanto quisesse ficar perto de Jason, nada a demoveria da ideia de se manter distante dele. Então, Erin viajou durante todo o verão…
 
Lani e Erin são duas adolescentes de uma cidade pequena e estão acostumadas a fazer tudo juntas, a amizade é fortalecida por um acidente em que ambas estavam presentes e isso só fez com que o sentimento aumentasse. 

Blake também é amigo das duas, é gay e esconde isso de todos; a única que sabe desse segredo é Lani. Todos eles acreditam muito em horóscopo, adivinhações e coisas ligadas ao destino. Elas são estudiosas e tomam muitas decisões baseadas nesses estudos.

Erin começa a sair com um garoto da escola, Jason, e logo eles se tornam 4 amigos inseparáveis, Erin acredita estar desesperadamente apaixonada, mas Blake logo percebe que o garoto não está tão entusiasmado assim e que olha de um jeito especial para Lani.
Lani luta o tempo todo contra esse sentimento, mas os dois realmente tem uma ligação especial, gostos e atitudes parecidos, já Erin está mais preocupada em aparências e outras coisas um tanto quanto fora da realidade. Erin vai viajar durante as férias de verão e com isso, Lani e Jason vão ficando cada vez mais próximos.

Começa então uma nova história para todos os envolvidos, incluindo Blake, que acaba tendo seu segredo revelado de uma forma triste.

Esse é o segundo livro de Susane Colasanti que eu leio, já tive uma experiência com Bem Mais Perto e pude perceber que é um livro voltado para um público mais jovem. Acabou rolando a mesma coisa que na outra história, um triângulo amoroso, duas garotas e um garoto, um amigo(a) fiel, cidade pequena, conflitos escolares, enfim tudo aquilo já muito previsível.
Mas eu gostei muito, o livro trata acima de tudo, sobre amizade, Lani apesar dos conflitos internos entre ceder ou não a paixão que sente pelo namorado da amiga, preza muito pela amizade. Ela tem atitudes que eu não esperava de uma adolescente e por isso eu gostei tanto desse livro, ele fala de conflitos e romance de uma forma que atingiria a minha filha que é jovem e a mim também. A autora finalmente conseguiu me ganhar.

Na amizade de longos anos das duas, é impressionante perceber como se pode conhecer uma pessoa por um longo tempo e, então, um dia simplesmente a vemos de um jeito diferente. É muito forte essa característica abordada no livro, ela soube retratar bem como uma pessoa pode nos decepcionar e ainda assim continuarmos a gostar dela.

A leitura é "jovial", o livro é divido em três partes, e no início de cada uma, temos citações deliciosas, como:

O Esperado é apenas o começo. O inesperado é que muda a nossa vida . Meredith Grey, do seriado Grey's Anatomy.

Muitas vezes encontramos o nosso destino nos caminhos que tomamos para evita-lo. Jean de La Fontaine.

Me incomodou um pouco a parte "mística", tudo é o destino, tudo é o cosmo, tudo é voltado para horóscopo, mas é a proposta do livro, está dentro de um contexto bem definido. Eu comecei a ler com um pé atrás porque a capa já me irritou profundamente, mas não é assim que se desenrola, todo mundo vai ficar do lado da Leni, porque algumas coisas simplesmente tem que acontecer, olha ai o tal destino aparecendo de novo. Erin acaba se tornando a vilã da história, com sua mania de querer achar que não pode perder nunca, acaba deixando a amizade em segundo plano.

A história tem um final lindo com lições de superação para todos personagens. É um livro pra ler sem compromisso, eu li em menos de um dia, porque a leitura te da prazer, indicado para adolescentes, mas também a todos aqueles que gostam de um romance gostosinho.
Leia, se delicie, e me conte o que achou !
 

 

20 comentários:

  1. Aina não i esse livro, mas estou muito curiosa!
    Eu gosto de livros bem pé no chão, que de alguma forma mostra a realidade e no final de tudo nos faz refletir bastante mesmo depois de fecharmos o livro.

    ResponderExcluir
  2. oi Sara, tudo bem?
    Ainda não li nada da Colassanti, apesar da vontade, o que me atrai nela é justamente essa postura mais jovial de conduzir suas histórias, ao mesmo tempo em que trabalha os sentimentos das pessoas!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu não li nada da Susane ainda, mas sei bem que suas historias são voltadas pro publico adolescente, porque minha filha adora os livros dela, também não gosto de triangulos amorosos, mas ainda bem que o foco do livro é sobre a amizade e leituras assim sempre me conquistam quando nos traz algumas lições e o amadurecimento dos personagens! Ótima resenha, bjão! :)

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca leio livro sobre traição, mas fiquei com tanta vontade de ler esse porque envolve amizade eu adoro livros que tenham amigas inseparáveis, amigas irmãs.
    A capa eu também fiquei meio assim, porque já diz muita coisa sobre a história...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta , leia De Volta para Casa, tem resenha dele aqui, fala de traição mas é lindo lindo e lindo

      Excluir
  5. Olá Sara!! Parabéns pela resenha, achei bem legal o livro, este ano li O novo da minha melhor amiga e gostei bastante, e este como se trata de um triangulo amoroso também vou querer conferir esta historia.E esta capa é linda =)

    ResponderExcluir
  6. Eu já fiquei meio assim com ele por causa da capa. Tinha certeza que ia sentir muita raiva da Lani! Mas pelo o que eu tenho visto nas resenha ela não é muito 'odiável". Vou dar uma chance pro livro :) Ah eu não acredito muito nisso de horóscopo, destino, espero não me decepcionar...

    ResponderExcluir
  7. Eu fiquei com o pé atras da capa, mas parece ser uma leitura agradável. Espero ter a oportunidade de ler esse livro.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Estranhamente não me dou muito bem com as histórias dela, mas quando chega o final acabo gostando. Se esse tiver um bom já vale mais a pena. Queria conferir, sei lá se vou...
    Quem sabe essa história seja melhor? Mas só eu fico de pé atrás quando começam a jogar a culpa em tudo no tal do "destino" ? Hum....

    ResponderExcluir
  9. Ainda não tive oportunidade de ler nada da autora, mas pude perceber lendo sua resenha, que ela consegue lhe envolver ao abordar de maneira simples, situações que acontecem na adolescência. Confesso que não sou fã de triângulos amorosos, mas como o triângulo desse livro e diferente do que geralmente vemos em outros livros, acredito que irei gostar de acompanhar a estória deles.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Sara, quero muito ler esse livro. Já li Bem Mais Perto e adorei a narrativa da Susane. Concordo, os textos dela são para jovens, mas eu curto esse tipo de literatura, então não me importo. Beijos e obrigada pela ótima resenha. Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto de livros assim, com uma história não tão dramática. Que trata da amizade e conflitos que fazem com que os personagens cresçam no decorrer do livro.
    Gostei da resenha, o leria sim sem problema nenhum.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Achei realmente que a história seria bem voltada para a turma mais jovem, mas quando é bem narrada me interessa,sim. Uma amizade abalada por uma suposta 'traição' é um tema recorrente, mas quero saber como a autora vai desenrolar o drama e quem vai ficar com quem, rs. Já vivi isso e a traidora perdeu minha amizade, claro. Muito complicado...

    ResponderExcluir
  13. Oi Sara, esses livros nos remete a nossa adolescência né... Lembramos das coisas que aconteceram na nossa juventude, uma sensação nostálgica.. Em breve vou conhecer a Susane Colasanti, com o livro Bem Mais Perto.
    Beijo
    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  14. Parece ser um livro bacana..mas não é um livro que eu queira ler agora. Li algumas resenhas sobre ele, mas nenhuma super positiva..e como tenho livros muito bons na minha lista..Tipo Destino não é um livro que eu queira para agora..mais quem sabe um dia.
    Adorei a resenha! E eu tbm me irritei com essa capa..hahahha. Beijos

    ResponderExcluir
  15. Adoro leituras voltadas pro público adolecente, mas não vou ler esse! Não gostei dessa coisa de a garota traída se transformar na vilã da história, vou entrar sempre em defesa dela... hahaha Pra mim amiga que é amiga não fica querendo o que é da outra não. Ah e também não me agrada essa associação ao misticismo. Bjs...
    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Tenho uma relação meio estranha com essa autora, já li todos os livros que ela publica por aqui, não gosto muito, mas sempre quero ler o próximo. Ainda mais esse, que é o mais conhecido dela. Mas os livros que ela escreve são realmente leituras SEM COMPROMISSO, até porque uma pessoa sem nenhuma expectativa como eu sempre se decepciona, imagine se você tiver expectativas?!

    ResponderExcluir
  17. 4 estrelinhas num livro da Susane?? Achei que nunca ia ver isso rsrs Ainda não li nada da autora mas pelo que todo mundo comenta os livros dela são rasos e bobinhos, fico contente em ver uma resenha positiva que já me deixou curiosa pra ler o livro. Desde o lançamento eu quis ler esse livro, mesmo sabendo que a maioria não gosta muito dos livros da autora. Que bom que mesmo sendo um livro adolescente a autora colocou uma mensagem de amizade ali. Ótima resenha como sempre Sara.

    Beijos, Greice.
    diariodaalvorada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Eu estou com "Esperando por você" dessa mesma escritora na estante há uns meses, mas ainda não consegui pegar pra ler. E "Tipo Destino" parece ser não muito diferente. Triângulo amoroso, dúvidas e confusões amorosas, etc.
    Primeiro eu vou ler o que eu já tenho e se eu curtir a escrita da Susane, quem sabe eu não dê uma chance a esse?
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  19. Eu acho que é um outro livro leve e que a leitura flui facilmente.
    Outro livro para se ler em uma tarde apenas para se divertir =)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!